Atualmente este segmento está num ritmo mais lento que no início dos anos de 2000. Em contrapartida, o retorno é bastante positivo aos que desejam investir em flats.
No final dos anos 90, uma bolha de flats estourou, diminuindo as taxas de ocupação para níveis inferiores a 40% e, como muitos sabem, o ideal nesse mercado é que essas taxas estejam acima dos 70%. Ou seja, naquela época houve guerras de tarifas para atrair mais hóspedes e muitos investidores começaram a se desfazer de suas unidades. Um caos.
Entretanto, o mercado começou a se recuperar em 2006, tanto em ocupação, quanto em diárias médias e hoje as oportunidades se concentram nos principais mercados, notadamente as cidades do Rio e de São Paulo. O risco do negócio, porém, está num possível mau desempenho da economia brasileira e principalmente no fato de que, no segmento hoteleiro, o maior atrativo é a valorização da unidade, e não a renda gerada. Com o novo plano diretor, praticamente não existe terrenos disponíveis para construir Flats e condo-hotéis e a tendência e que quando acabar a crise macroeconômica e politica, os imóveis tende a se valorizar mais que outros tipos de imóvel. Pois esse mercado é maduro e consolidado, existe há mais de 30 anos e a Cidade de São Paulo tem mais de 200 prédios com essas características.
Para uma renda imediata, a dica é investir num flat no pool pronto, pois já tem um histórico de retornos e com mais potencial de valorização. Conferira nossas unidades disponíveis! Acesse: www.olivver.com.br e fale conosco!