Base de conhecimento

São empresas hoteleiras que administram a operação e o pool de locação dos empreendimentos tipo flats e/ou condo-hotéis, por meio de processos específicos da área hoteleira, utilizando segmentação e padronização de serviços para cada público alvo, centrais de reservas, marketing e treinamento dos colaboradores.

Forma utilizada pelas administradoras para diferenciar público, serviço oferecido e faixa de preço (diárias), partindo das supereconômicas até as bandeiras hoteleiras de luxo, cuja classificação foi desenvolvida para atender às diversas necessidades do mercado.

Termo que surgiu a partir da 5ª geração de Flats (a partir do ano 2000), em que 100% das Uhs (veja “Unidades Hoteleiras”) fazem parte do sistema pool de locação, não sendo permitida a moradia e/ou a locação direta por parte dos proprietários.

Não existe taxa de condomínio, sendo que as despesas ordinárias são chamadas de despesas operacionais.

É o valor cobrado pela hospedagem em um hotel durante o período de 24 horas, sendo que o café da manhã e a vaga de garagem poderão ser cobrados à parte.

É obtida dividindo-se a receita total de diárias durante o mês, dividida pelo número total de Uhs.

É um edifício residencial com serviços hoteleiros, gerido por uma administradora especializada e/ou rede hoteleira.

Esse produto foi implementado no Brasil no início da década de 80 e teve alterações com o passar do tempo.

Permite: pool de locação, locação direta e moradia.

Consiste na compra de Uhs no pool de locação e/ou para locação direta visando renda passiva, valorização do patrimônio e maior liquidez em relação imóveis convencionais.

É quando o proprietário aluga a sua Uh diretamente ou a disponibiliza para uma imobiliária especializada nesse tipo de locação.

A hospedagem é feita por período (de 1 a 12 meses), sendo cobrado o pacote que inclui hospedagem, condomínio e IPTU, cobrando as tarifas públicas e despesas extras a parte.

A locação direta é regida pelas normas do Código Civil Brasileiro, não se disciplinando pela Lei do Inquilinato.

O proprietário pode recorrer as plataformas OTAs (Booking, Airbnb, entre outras) ou empresas especializadas no gerenciamento na venda de diárias e gestão das locações.

Conjunto das Uhs, de um edifício tipo Flat e/ou Condo-hotel, administradas por uma administradora especializada em hotelaria.

As Uhs no pool de locação são alugadas/vendidas por diárias/room nights, de forma que a administradora é responsável pela apuração e recebimento das receitas, gerenciamento dos serviços, pagamento das despesas inerentes ao negócio e distribuição da renda na conta dos investidores.

As Uhs que fazem parte do pool de locação, não podem ser utilizadas pelos proprietários.

Abaixo, encontram-se as redes hoteleiras mais expressivas e as bandeiras para Flats e Condo-Hotéis.
Rede Bandeiras
Accor Hotels Adagio / Ibis / Ibis Budget / Ibis Style / Mercure / Gran Mercure / Pullman
Atlântica Hotels Quality / Park Inn by Radisson / Comfort / Comfort Suites / Clarion / Radisson  / ITC Suítes / Go Inn / Ramada / e-Suites / Sleep Inn / Double Tree By Hilton / Radisson Blu
Blue Tree Hotels Blue Tree Towers / Blue Tree Premium /
Estanplaza Estanplaza / Gran Estanplaza / Estanconfor
IHG (InterContinental Hotels Group) Holiday Inn / Staybridge Suítes
InterCity InterCity Premium / InterCity Express
Marriott Marriott
Meliá Meliá / Innside by Meliá
Travel Inn Travel Inn
Wyndham Wyndham / TRYP by Wyndham /  Wyndham Grand /  Wyndham Garden / Ramada by Wyndham
 
Rede Descrição
    Accor Hotels Administra mais de 5.100 em mais de 100 hotéis pelo mundo. Pioneira, foi a primeira a trazer o conceito de Hotéis Econômicos e Supereconômicos para o Brasil. Essas bandeiras foram desenvolvidas para quem viaja e necessita de conforto, limpeza e padronização de serviços, tudo isso aliado a uma tarifa unificada e justa.
  Atlântica Hotels Administra mais de 130 Flats/Condo-Hotéis no Brasil e utiliza bandeiras que atendem aos segmentos: econômicos, super econômico,  middle scale e up scale
  Blue Tree Hotels Administrada pela lendária  Chieko Aoki, contando hoje com aproximadamente 4 mil apartamentos distribuídos por 22 empreendimentos no Brasil (entre hotéis e um resort), que oferecem conforto e bem-estar aos hóspedes.
    Estanplaza O Grupo Concivil-Estanplaza constrói e administra flats, condo-hotéis e long stays Administra atualmente 16 empreendimentos que se tornaram marcos na cidade de São Paulo e Santos, tais como: Estanplaza Berrini, Villa Jardins Estanconfor, Gran Estanconfor Itaim, entre outros.
IHG (InterContinental Hotels Group)   Administra  mais de 6 mil hotéis e resorts, divididos em quatro categorias e 16 bandeiras,  em todo o mundo.
  Intercity Hotels Empresa genuinamente brasileira, pioneira e inovadora no segmento de hotelaria executiva no Brasil, atualmente administra 41 hotéis em 27 cidades brasileiras, espalhados de norte a sul.
  Marriot Há mais de 80 anos lidera o caminho no setor de hospitalidade, enquanto permanece fiel aos princípios da sua família fundadora. Com quase 3.700 propriedades e 17 marcas em 73 países e territórios no mundo todo, administra 4 Condo-Hotéis/Hotéis no Brasil.
  Meliá Hotels Empresa espanhola, líder em hospitalidade, estando entre as 20 maiores empresas de hospitalidade internacionais. Administra 15 Flats/Condo-Hotéis no Brasil.
  Travel Inn Empresa brasileira, criada em 1987, atualmente administra 15 Flats/Condo-Hotéis

Distribuição recebida pelos investidores poolistas de um empreendimento tipo flat e/ou Condo-Hotel, após o pagamento de todas as despesas inerentes a operação.

Tipos de Renda:

– Isenta de IR (dividendos): quando o IR de 34% é recolhido antes da distribuição aos investidores.

 

– Locação/arrendamento: é quando o rendimento distribuído ao investidor é taxado na fonte pelos percentuais estabelecidos pela Receita Federal e na declaração de IR o investidor poderá ter que complementar o recolhimento, dependendo de sua renda anual, podendo chegar até 27,5%.

São obtidas por meio de aluguéis de sala de eventos, estacionamento e restaurantes (quando terceirizados), e são utilizadas para abater a taxa condominial e/ou despesa operacional

É a receita de hospedagem por apartamento disponível e pode ser calculada dividindo-se a receita total de hospedagem pelo número de Uhs.

É a média da ocupação mensal e/ou diária  de um determinado pool de locação. Exemplo:

  • 100 Uh no pool = 3.000 diárias e/ou room nights disponíveis por mês;

 

  • 000 diárias e/ou room nights foram vendidas;

 

  • taxa de ocupação mensal = 2.000 / 3.000 X 100 = 66,67%

Unidade Hoteleira ou Unidade habitacional

Está com dúvida qual tipo escolher?

Flat no pool x Locação direta (fora do pool)

– Administração da Uh feita pela rede hoteleira;

– Investidor não fala com inquilino, não se preocupa com a manutenção da UH;

– Despesas de condomínio, IPTU e tarifas públicas são pagas pela sociedade (pool de locação)

– Recebe o rendimento em conta corrente diretamente da administradora.

– Gestão da Uh feita pelo investidor ou imobiliária especializada;

– Uh desocupada, investidor paga as despesas de condomínio, IPTU e tarifas públicas;

– Manutenção da Uh é feita pelo proprietário;

– Recebe o pacote de locação diretamente do hóspede e/ou imobiliária.

Compare listings

Comparar