Flat também cobra condomínio?

Se buscarmos no dicionário o significado da palavra “condomínio”, veremos que o termo se refere a uma “propriedade em comum”.

Desta forma, se pensarmos no flat como um edifício composto por vários apartamentos (unidades privativas), onde os hóspedes ou moradores dispõem de espaços em comum (áreas comuns), fica fácil compreender o porquê de o condomínio ser cobrado nesse tipo de empreendimento. Além disso, ele não só oferece instalações para uso compartilhado, mas também serviços que podem ser solicitados por aqueles que o ocupam.

IMG 13

Os flats podem ser classificados como residenciais (“residenciais com serviços”) ou do segmento hoteleiro (“condo-hotéis”), e somente os residenciais com serviços cobram as despesas ordinárias chamadas de “taxa condominial”. No caso dos condo-hotéis, não existe o custo com o “condomínio”, mas o custo de cobrança com despesas ordinárias, também denominadas “despesas operacionais”, que são abatidas da receita bruta para apurar o lucro líquido.

Tanto na locação de apartamentos em residenciais com serviços quanto na locação dos flats para longa permanência, é comum encontrar anúncios de aluguel cujo valor já inclui a taxa do condomínio (“pacote”), mas isto não é regra. Há muitos casos em que o aluguel e o condomínio têm os seus valores anunciados separadamente, assim como a despesa com o IPTU.

O condomínio de um flat pode ser pago das seguintes maneiras:

O condomínio do flat é pago pelo(a)…

Como?

Proprietário • ao residir no apartamento, ele paga o condomínio; ou• ao alugar o espaço para outro morador, recebe o valor do pacote (aluguel + condomínio + IPTU) e se encarrega da quitação mensal do condomínio.
Locatário • ele paga ao proprietário somente o valor do aluguel e se responsabiliza pelo pagamento do boleto do condomínio.
Imobiliária especializada na administração de flats • ela aluga e administra um apartamento em flat, recebe do morador ou hóspede o valor do pacote e fica a seu encargo a quitação mensal do condomínio.

A vantagem do condomínio para quem se hospeda ou mora em um flat é a quantidade de serviços que ele geralmente já inclui. Exemplos desses serviços são arrumação/limpeza da unidade, recepção social 24 horas, internet, TV a cabo, manutenção, segurança e estacionamento com manobrista, sendo que muitos flats também contam com área de lazer e fitness. Além disso, os edifícios denominados flats possuem restaurantes e room service, que são cobrados à parte, conforme o uso ou a solicitação do usuário.

Assim, considerando todas essas utilidades, não há dúvida de que o valor do condomínio de um flat representa um ótimo custo-benefício, diferentemente dos condomínios pagos por moradores de apartamentos-padrão, que não incluem serviços e muitas vezes sequer dispõem de áreas para lazer.

Compare listings

Comparar