Apartamento Mobiliado x Flat: conheça as principais diferenças

Devido a exigências profissionais, acadêmicas, tratamento médicos ou outras razões, cada vez mais pessoas necessitam de mobilidade, buscando por imóveis onde possam morar por um determinado período com praticidade e segurança. Mas o que é melhor:alugar um apartamento mobiliado ou um flat? Este artigo esclarecerá as principais dúvidas que existem a esse respeito.

O apartamento mobiliado é um apartamento padrão que o proprietário disponibiliza para locação já incluindo toda a mobília e os objetos necessários à instalação do novo morador. O prédio pode ou não dispor áreas comuns e/ou de lazer, como quadras, piscina, etc. Quando o período contratado para a locação chega ao fim e o morador se muda desse apartamento, os móveis permanecem nele.

O flat é um edifício composto por apartamentos mobiliados (unidades que também são chamadas de “flats”) e que oferece serviços hoteleiros, mas sem os formalismos de um hotel. Trata-se de um empreendimento imobiliário com uma configuração mais acolhedora, no qual o usuário também pode ter convívio social e contar com diversos diferenciais, além de toda uma infraestrutura projetada para lhe proporcionar bem-estar e conforto.

Qual a diferença entre flat e apartamento

Para quem está buscando praticidade e não quer perder tempo com a própria mudança ou com a aquisição de novos móveis, instalação e decoração, tanto o apartamento mobiliado quanto o flat de longa permanência são ótimas opções para locação. Em ambos os casos, o interessado precisará levar somente os seus bens pessoais para o imóvel.

À parte essa semelhança entre o apartamento mobiliado e o flat, existem diferenças entre eles que devem ser consideradas. Conforme veremos a seguir, além de facilidade e comodidade, o flat oferece outras vantagens que os apartamentos mobiliados não possuem.

Nos apartamentos mobiliados, a conservação dos móveis tem gerado muitos conflitos

Os cuidados com a vistoria dos móveis de um apartamento mobiliado precisam ser maiores e bem mais criteriosos do que a vistoria dos móveis de um flat. Para isso, o proprietário do apartamento deve apresentar uma lista com todos os objetos que estão sendo colocados à disposição do novo morador, e este deverá verificar e manter o estado de conservação de todos esses objetos.

Ainda assim, na hora de sair do apartamento mobiliado, o estado de conservação da mobília é algo que gera muitos conflitos entre proprietários e inquilinos.

No caso dos flats, a realização da vistoria é um procedimento simples e rápido. Via de regra, principalmente no pool de locação, os móveis e a decoração são padronizados em todos os apartamentos, e a locação é feita entre o interessado e a administração do flat.


Oferta de Flats x Oferta de Apartamentos Mobiliados

Sem dúvida, é muito mais fácil encontrar um flat para locação do que um apartamento mobiliado. Outra informação relevante é que muitos dos chamados “apartamentos mobiliados” disponíveis contêm somente armários embutidos.


Qual deles tem o melhor custo-benefício?

Comparado a um apartamento padrão vazio, o valor do apartamento mobiliado é mais caro, pois o uso da mobília é incluído no preço do aluguel cobrado pelo proprietário do imóvel. Além disso, há a cobrança do condomínio, no qual geralmente constam as despesas com os funcionários do prédio e com a manutenção dos espaços comuns, áreas de lazer (quando houver), etc.

Em relação ao flat, é cobrado o valor do pacote que inclui hospedagem, taxa de condomínio e IPTU, com a diferença de que, na maioria deles, a taxa de condomínio já inclui o uso de uma série de serviços. Exemplos desses serviços são arrumação/limpeza da unidade, recepção social 24 horas, internet, TV a cabo, manutenção, segurança e estacionamento com manobrista, sendo que muitos flats também contam com área de lazer e fitness.

Além disso, os flats possuem restaurantes e room service, que são cobrados à parte, conforme o uso ou a solicitação do usuário.

Por fim, mais uma vantagem que também deve ser destacada é a localização desses edifícios, frequentemente situados em pontos estratégicos da cidade, de onde se tem fácil acesso às principais avenidas, grandes centros comerciais, aeroportos, etc.

Compare listings

Comparar