Aluguel de flats e Pool de locação: o que é cada um e quais as suas vantagens

Você já ouviu falar em aluguel de flats e pool de locação?

Concebidos como residenciais com serviços hoteleiros, os primeiros flats no Brasil (também chamados de “apart-hotel”, de acordo com a região) surgiram entre o final da década de 70 e início dos anos 80.

Inicialmente, as unidades desse tipo de imóvel contavam com aproximadamente 45 m² de área útil, sendo projetadas para atender àqueles que moravam sozinhos ou, até mesmo, para casais que necessitavam de total praticidade no dia a dia.

Nessa mesma época, havia uma grande carência de hotéis no mercado, e o setor viu na oferta de flats uma grande oportunidade.

Para os proprietários que adquiriram as suas unidades nesses edifícios, mas não pretendiam residir nos próprios imóveis, a possibilidade de contar com a administração do hotel também proporcionava muitas vantagens. Afinal, todos os trâmites da negociação com o futuro hóspede do flat ficariam a cargo da administradora/rede hoteleira, também responsável por zelar da manutenção dessas unidades.

Assim teve início o pool de locação: a partir do contrato entre cada uma das partes, a administradora/rede hoteleira é responsável pelo aluguel de flats e também cuida da unidade que cada um dos proprietários/investidores adquiriu. Em outras palavras para definir o que são flats e pool de locação: os proprietários de cada unidade do flat se associam para destinar os seus apartamentos à exploração hoteleira, na qual todos receberão o mesmo tipo de decoração, mobília e equipamentos de mesmo padrão.

“Estou pensando em investir na unidade de um flat. Quais as vantagens do pool de locação?”

Para você que está pensando em se tornar um proprietário/investidor de uma unidade em flat seguindo o modelo de pool de locação, veja algumas das principais vantagens:

• Em vez de mensalidade, a cobrança é diária!

Uma das grandes vantagens do pool de locação é que a administradora/rede hoteleira cobra por diárias ou “room nights” (moeda da hotelaria), e não por aluguéis mensais, prática mais comum nos contratos de locação direta (feitos diretamente com o proprietário). Em outras palavras, isto significa que o seu rendimento financeiro será maior, além de constante;

A sua unidade no flat ficou vaga durante um período? O seu rendimento mensal permanece!

Funciona assim: mensalmente, a administradora/rede hoteleira apura as receitas com as vendas das diárias/“room nights” de todas as unidades que compõem o pool hoteleiro do flat, paga as despesas (como é o caso do serviço hoteleiro, já incluso no condomínio, dos custos com água, luz, IPTU, etc.), cobra a taxa de administração do resultado e distribui proporcionalmente o valor final entre os investidores. Assim, é como se você fosse um tipo de “quotista”. Não importa se a sua unidade foi ocupada durante os 30 dias desse período ou em apenas uma parte dele: a sua renda estará garantida;

Todo o atendimento ao hóspede será feito pela administradora

Com o pool de locação, você não terá incômodo algum em relação ao cumprimento do contrato com o hóspede que está ocupando a sua unidade no flat. Na prática, isto significa que qualquer coisa de que o hóspede venha a precisar será solicitada diretamente ao hotel, sem que você tenha de preocupar com isso.

Para mais informações sobre esse tema, entre em contato com a Olivver, uma consultoria de imóveis especializada em venda e aluguel  de flats que poderá lhe explicar o passo a passo da realização de uma compra, venda ou locação desse tipo de imóvel, sempre atenta às tendências e às melhores práticas do mercado, te dando um maior auxílio na hora de escolher flats e pool de locação. Leia mais em Apart-Hotel – vantagens deste tipo de investimento

Compare listings

Comparar