Assim como as bandeiras hoteleiras se diferenciam de acordo com o seu público-alvo, uma outra distinção é feita entre hotéis para curta permanência e para longa permanência. Para o cliente, esse tipo de informação é importante no momento de escolher onde se hospedar. Para o investidor em flat, cada uma das opções tem a sua própria vantagem.
Além de se segmentarem em relação à sua estrutura física e às suas opções de serviço, atendendo a um tipo de público específico, as bandeiras hoteleiras também se diferenciam na sua categoria de hospedagem, que pode ser para curta ou longa permanência.
As bandeiras hoteleiras voltadas à hospedagem de longa permanência também são chamadas de “hotéis-residência”, onde os clientes se hospedam por, no mínimo, 1 mês.
Na cidade de São Paulo, a maior parte desse público é formada por profissionais que viajam a trabalho para atuar em projetos ou para participar de treinamentos, assim como por presidentes de grandes corporações. Também é significativo o número de estudantes, de pessoas solteiras, de pacientes que se deslocam para realizar tratamentos médicos e, ainda, de famílias cuja moradia pode estar em reforma.
Para que esses hóspedes se sintam como se estivessem em casa, os hotéis de longa permanência apresentam unidades maiores, a partir de 40 m2. Nelas são feitas as divisões entre quarto, sala e cozinha, sendo que cada um desses ambientes é devidamente equipado com todos os recursos necessários à estada do cliente, incluindo, por exemplo, máquina de lavar roupa (caso do TRANSAMÉRICA PRIME PARADISE GARDEN, da Transamérica Hospitality Group ou lavanderia/passadoria (caso do ESTANCONFOR, da rede hoteleira Concivil-Estanplaza).
Além de oferecerem acomodações mais amplas e confortáveis, as bandeiras hoteleiras para longa permanência também disponibilizam áreas de lazer e diversos serviços, cada uma com as suas particularidades. A equipe do TRANSAMÉRICA PRIME PARADISE GARDEN, pode, por exemplo, providenciar excursões por toda a cidade de São Paulo.
Outros exemplos de segmentos hoteleiros pensados para longa permanência em São Paulo são o QUALITY SUITES LONG STAY, da Atlântica Hotels, e o ADAGIO, da Accor.
No que diz respeito às vantagens desse tipo de hospedagem, o cliente acaba tendo um custo reduzido, em relação ao que pagaria se o mesmo período fosse cobrado em diárias. Já para o investidor em flat, a hospedagem de longa permanência pode proporcionar maior estabilidade.