Base de Conhecimento Olivver

Clique nas letras abaixo ou use o scroll para navegar.

A

Apart-hotel - também conhecido como Flat (de acordo com a região)

É um edifício residencial com serviços hoteleiros administrados por uma administradora ou rede hoteleira. Surgiu no Brasil no início da década de 80, e sofreu evoluções com o passar do tempo. Permite: pool de locação, locação direta e moradia.



B

Bandeira Hoteleira

Forma utilizada pelas administradoras para diferenciar público, serviço oferecido e faixa de preço (diárias), partindo das supereconômicas até as bandeiras hoteleiras de luxo, cuja classificação foi desenvolvida para atender às diversas necessidades do mercado. (Leia sobre esse assunto em "Redes Hoteleiras".)



C

Condo-Hotel

Termo que surgiu a partir da 5ª geração de Flats (a partir do ano 2000), em que 100% das Uhs (veja “Unidades Hoteleiras”) fazem parte do sistema pool de locação, não sendo permitida a moradia e/ou a locação direta por parte dos proprietários. Não existe taxa de condomínio, sendo que as despesas ordinárias são chamadas de despesas operacionais.



D

Diária

É o valor cobrado pela hospedagem em um hotel durante o período de 24 horas, sendo que o café da manhã e a vaga de garagem poderão ser cobrados à parte. Tais determinações, porém, variar de hotel para hotel.



Diária Média

É obtida dividindo-se a receita dos apartamentos pelo total de apartamentos ocupados, já deduzido o café da manhã.



F

Flat - também conhecido como Apart-hotel (de acordo com a região)

É um edifício residencial com serviços hoteleiros administrados por uma administradora ou rede hoteleira. Surgiu no Brasil no início da década de 80 e sofreu evoluções com o passar do tempo. Permite: pool de locação, locação direta e moradia.



I

Investimento em Flats

Consiste na compra de Uhs no pool de locação e/ou locação direta para obtenção de renda mensal e valorização do patrimônio.



L

Locação Direta

É quando o proprietário aluga a sua Uh diretamente ou a disponibiliza para uma imobiliária especializada nesse tipo de locação. Normalmente, a hospedagem é feita por período - de 1 a 12 meses -, sendo cobrado o pacote que inclui hospedagem, condomínio e IPTU. É regida pelas normas do Código Civil Brasileiro, não se disciplinando pela Lei do Inquilinato. Geralmente, não são contemplados no pacote a energia elétrica, gás, internet, consumo no restaurante e lavanderia.



P

Pool de locação

Conjunto das Uhs de um edifício de Flats administrado por uma administradora ou rede hoteleira. As Uhs são alugadas/vendidas por diárias e/ou room nights, de forma que a administradora é responsável pelo gerenciamento dos serviços hoteleiros, pelo recebimento das receitas e pagamento das despesas inerentes ao negócio.



R

Rede administradora hoteleira

São as grandes redes hoteleiras que administram Flats e Condo-Hotéis por meio de uma padronização de serviços e mobílias adequada ao segmento a que o empreendimento se destina, utilizando bandeiras diferentes.


Redes Hoteleiras

Classificadas como as maiores do País, sendo na sua maioria multinacionais.
Abaixo encontram-se as suas bandeiras para Flats e Condo-Hotéis no Brasil.*



Rede Bandeira
Accor Hotels Adágio / Ibis / Ibis Budget / Ibis Style / Mercure / Pullman
Atlântica Quality Hotels / Quality Suites / Park Inn by Radisson / Comfort / Comfort Suites / Clarion / Radisson / ITC Suítes / Go Inn
BHG (Brazil Hospitaly Group) Tulip Inn (3 estrelas) / Golden Tulip (4 estrelas)
Blue Tree Hotels Blue Tree Towers / Blue Tree Premium
Estanplaza Estanplaza / Gran Estanplaza / Estanconfor
IHG (InterContinental Hotels Group) Holiday Inn / Staybridge Suites
InterCity InterCity Premium / InterCity Express
Marriot Marriot
Meliá Meliá / Tryp
Transamérica Hospitality Group Transamérica Prestige / Transamérica Prime / Transamérica Executive / Transamérica Classic
Travel Inn Travel Inn

*Não foram contempladas acima as administradoras de pequeno porte e que não atuam nacionalmente ou internacionalmente.


Rede Descrição
Accor Hotels Administra mais de 4.000 hotéis no mundo. Pioneira, foi a primeira a trazer o conceito de Hotéis Econômicos e Supereconômicos para o Brasil. Essas bandeiras foram desenvolvidas para quem viaja e necessita de conforto, limpeza e padronização de serviços, tudo isso aliado a uma tarifa unificada e justa.
Atlântica Administra mais de 80 Flats/Condo-Hotéis no Brasil e utiliza bandeiras que atendem aos segmentos econômico, midclass, superior e luxo.
BHG (Brazil Hospitaly Group) Administra mais de 40 Flats/Condo-Hotéis no Brasil e utiliza bandeiras que atendem desde o segmento econômico ao superluxo.
Blue Tree Hotels Empresa reconhecida pela sua excelência na gestão e administração hoteleira e pelos seus produtos e serviços que fidelizam e encantam clientes do mundo todo, contando hoje com aproximadamente 5 mil apartamentos distribuídos por 26 hotéis no Brasil, que oferecem conforto e bem-estar aos hóspedes. Conquistou o Prêmio DCI - Empresa Mais Admiradas do Ano (2012), sendo a primeira na colocação no segmento de Hotelaria e Turismo, votação essa que contou com a participação de cerca de 5 mil pessoas, entre empresários e profissionais de diversos segmentos econômicos do País.
Estanplaza O Grupo Concivil-Estanplaza reúne todas as competências necessárias para estabelecer uma gestão comprometida com os interesses de seus investidores. Ao longo de 28 anos, o Grupo Concivil-Estanplaza, alicerçado em Conceitos Imobiliários de Bem-Estar, realizou e construiu 16 empreendimentos que se tornaram marcos na cidade de São Paulo, tais como: Gran Estanplaza São Paulo, Villa Jardins Estanconfor e Gran Estanconfor Itaim, entre outros.
IHG (InterContinental Hotels Group) Oferece mais de 4.400 hotéis em 100 países em todo o mundo para acomodar qualquer viajante, em qualquer lugar, em qualquer segmento.
InterCity Empresa pioneira e inovadora no segmento de hotelaria executiva no Brasil. Ela agora tem 27 hotéis em 17 cidades brasileiras, espalhados de norte a sul e no Uruguai. Com livre diferenciais em serviços inteligentes, atende à necessidade do viajante de negócios e tem conquistado cada vez mais respeito e liderança nos mercados em que atua.
Marriot Há mais de 80 anos lidera o caminho no setor de hospitalidade, enquanto permanece fiel aos princípios da sua família fundadora. Com quase 3.700 propriedades e 17 marcas em 73 países e territórios no mundo todo, administra 4 Condo-Hotéis/Hotéis no Brasil.
Meliá Empresa líder em hospitalidade, superando o ranking das empresas espanholas e estando entre as 20 maiores empresas de hospitalidade internacionais. Administra 14 Flats/Condo-Hotéis no Brasil.
Transamérica Hospitality Group Fundada em 1972, a Transamérica Hospitality Group, braço de administração da Rede de Hotéis Transamérica, faz parte do Grupo Alfa, um dos mais fortes e transparentes conglomerados de negócios brasileiros. Mantém a administração de 22 empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Sorocaba, Jundiaí, Rio de Janeiro, Curitiba, Vila Velha e Recife, com mais de 4,8 mil apartamentos, colocando o grupo entre as maiores redes administradoras de hotéis do País.
Travel Inn É propriedade da Results - que foi criada em 1987 -, inicialmente planejada para prestar serviços de assessoria e consultoria para hotéis e Flats, mas acabou por expandir a sua área de atuação para administração de Flats. Esta expansão teve início em Campinas, quando foi arrendado o seu primeiro hotel. Atualmente administra 15 Flats/Condo-Hotéis no Brasil.

Renda

Distribuição mensal recebida pelos condôminos poolistas de um determinado Flat ou Condo-Hotel.



Renda Bruta (Apuração)

É obtida da seguinte maneira:
Renda Bruta = (receita da operação hoteleira/pool) - (despesas operacionais + despesas de condomínio, IPTU das Uhs do pool, taxa de administração, fundo de reformas)



Receitas de condomínio

São obtidas por meio de eventos, aluguéis dos espaços, estacionamento e restaurantes (quando terceirizados).



RevPAR (Revenue per available room)

É a receita de hospedagem por apartamento disponível e pode ser calculada dividindo-se a receita total de hospedagem pelo número de Uhs.



T

Taxa condominial

Estão inclusos na taxa de condomínio os serviços de: recepção 24 horas, água quente, TV a cabo, arrumação hoteleira, mão de obra de pequenas manutenções (como, por exemplo, troca de lâmpada, ajuste de torneiras), staff do edifício, tarifas públicas das áreas comuns, troca de equipamentos e contratos de manutenção das áreas comuns, tais como ar condicionado, elevadores, paisagismo, mobília da recepção, eventos, fitness e outras áreas comuns.



Taxa de ocupação

É a média mensal/diária de um determinado pool de locação. Exemplo:

  • - 3.000 diárias disponíveis;
  • - 100 Uh no pool = 3.000 diárias e/ou room nights disponíveis = 30 dias;
  • - 2.000 diárias e/ou room nights foram vendidas;
  • - taxa de ocupação mensal: 66,67%;
  • TO = 2.000 / 3.000 X 100 = 66,67%.









U

Uh

Unidade Hoteleira.