Flats x Cigarro – por que nem todos aceitam fumantes?

“Flat aceita fumante?” e “É permitido fumar em flat?” são perguntas muito comuns para quem quer se hospedar num desses empreendimentos sem abrir mão do cigarro, mas conciliar a hospedagem e o hábito de fumar nem sempre é uma tarefa simples. Entenda o porquê e contate a Olivver para saber quais são os flats de São Paulo que disponibilizam apartamentos para fumantes.

            Com a instituição da Lei Antifumo no Estado de São Paulo e a regulamentação da mesma lei anunciada pelo Ministério de Saúde, que prevê para todo o Brasil a proibição do fumo em ambientes fechados, semifechados, locais públicos ou privados (acessíveis ao público), inúmeros fumantes têm cada vez mais dificuldade em encontrar estabelecimentos comerciais onde o tabagismo seja aceito, incluindo-se os flats.
            Mas por que, se a determinação não diz nada, especificamente, a respeito de apartamentos em flats? Eles não são considerados espaços nos quais o hóspede tem direito à sua privacidade e, portanto, à liberdade de fumar, da mesma maneira como se estivesse dentro da sua casa? A única exceção não deveriam ser as áreas comuns?
            Acontece que, para o segmento hoteleiro, oferecer hospedagem para fumantes resulta em algumas desvantagens, pois exige custos e cuidados maiores com a higienização e desodorização de todo o ambiente, podendo ser necessário interditar o quarto para a completa realização desses serviços.

IMG 10

            Desta forma, além do custo, também é preciso mais tempo para eliminar o cheiro da fumaça do cigarro, que impregna, por exemplo, carpetes, cortinas, poltronas e peças com revestimento. Nesses casos, nem sempre a lavagem é suficiente, e a substituição desses itens pode ser necessária, gerando outras despesas à administração do edifício. A substituição nem sempre é rápida, e, enquanto isso, a unidade permanece vaga, impossibilitada para a locação de um novo hóspede. Isto sem contar os casos muito frequentes de queimaduras provocadas por cigarro em produtos e equipamentos dos apartamentos.
            Assim, a vigência da Lei Antifumo foi algo favorável para que muitos flats restringissem totalmente o acesso a fumantes, restrição esta que já é uma tendência mundial no mercado hoteleiro. Outros, tendo em vista a necessidade de atender esse público, passaram a reservar um determinado número de quartos para uso exclusivo de fumantes, para os quais geralmente reservam andares específicos.
            Então, se você é fumante e está buscando por um flat, entre em contato com um dos consultores da Olivver para conhecer quais as opções em São Paulo onde você poderá se hospedar tranquilamente.
            Além disso, também é importante lembrar que os residenciais com serviços aceitam fumantes, pois tanto o proprietário quanto o hóspede de longa permanência não podem ser proibidos de fumar no seu próprio apartamento.

Compare listings

Comparar