Flat também cobra condomínio?

Se buscarmos no dicionário o significado da palavra “condomínio”, veremos que o termo se refere a uma “propriedade em comum”.

Desta forma, se pensarmos no flat como um edifício composto por vários apartamentos (unidades privativas), onde os hóspedes ou moradores dispõem de espaços em comum (áreas comuns), fica fácil compreender o porquê de o condomínio ser cobrado nesse tipo de empreendimento. Além disso, ele não só oferece instalações para uso compartilhado, mas também serviços que podem ser solicitados por aqueles que o ocupam.

IMG 13

Os flats podem ser classificados como residenciais (“residenciais com serviços”) ou do segmento hoteleiro (“condo-hotéis”), e somente os residenciais com serviços cobram as despesas ordinárias chamadas de “taxa condominial”. No caso dos condo-hotéis, não existe o custo com o “condomínio”, mas o custo de cobrança com despesas ordinárias, também denominadas “despesas operacionais”, que são abatidas da receita bruta para apurar o lucro líquido.

Tanto na locação de apartamentos em residenciais com serviços quanto na locação dos flats para longa permanência, é comum encontrar anúncios de aluguel cujo valor já inclui a taxa do condomínio (“pacote”), mas isto não é regra. Há muitos casos em que o aluguel e o condomínio têm os seus valores anunciados separadamente, assim como a despesa com o IPTU.

O condomínio de um flat pode ser pago das seguintes maneiras:

O condomínio do flat é pago pelo(a)…

Como?

Proprietário • ao residir no apartamento, ele paga o condomínio; ou• ao alugar o espaço para outro morador, recebe o valor do pacote (aluguel + condomínio + IPTU) e se encarrega da quitação mensal do condomínio.
Locatário • ele paga ao proprietário somente o valor do aluguel e se responsabiliza pelo pagamento do boleto do condomínio.
Imobiliária especializada na administração de flats • ela aluga e administra um apartamento em flat, recebe do morador ou hóspede o valor do pacote e fica a seu encargo a quitação mensal do condomínio.

A vantagem do condomínio para quem se hospeda ou mora em um flat é a quantidade de serviços que ele geralmente já inclui. Exemplos desses serviços são arrumação/limpeza da unidade, recepção social 24 horas, internet, TV a cabo, manutenção, segurança e estacionamento com manobrista, sendo que muitos flats também contam com área de lazer e fitness. Além disso, os edifícios denominados flats possuem restaurantes e room service, que são cobrados à parte, conforme o uso ou a solicitação do usuário.

Assim, considerando todas essas utilidades, não há dúvida de que o valor do condomínio de um flat representa um ótimo custo-benefício, diferentemente dos condomínios pagos por moradores de apartamentos-padrão, que não incluem serviços e muitas vezes sequer dispõem de áreas para lazer.

Este artigo tem 8 commentários

  1. Flat também cobra condomínio? | Olivver
    ichrxixi http://www.gzd8y856060dllg6a15x5s9hv564ya5ys.org/
    aichrxixi
    [url=http://www.gzd8y856060dllg6a15x5s9hv564ya5ys.org/]uichrxixi[/url]

    • Bom dia,
      O Flat é antes de tudo o residencial com serviços.
      Na taxa condominial estão inclusas, as despesas inerentes a qualquer predio, ex: agua , energia das areas comuns, funcionarios, contratos de manutenção, etc
      Quando o Sr. tem sua unidade para renda no pool de locação, é o pool quem paga o condominio das unidades, o poolista tecebe a renda liquida de condominio, iptu, internet e eletropaulo.
      Grata
      Shirley Sorvilo
      shirley@olivver.com.br

  2. Julio Cezar Christoffoli
    segunda-feira 15 fevereiro 2016, 9:44 am

    Moro em um Flat com alguns moradores e a maioria das unidades pertence a um POLL HOTELEIRO – por conseguinte – pago taxa condominial.

    Minha pergunta é se nessa taxa condominial tenho que arcar com os custos de hotelaria ? gerente, gestor, e todos os gastos  inerentes ao ramo hoteleiro, ou seja: impostos, altos custos com contabilidade, uma vez que – em se tratando de taxa condominial – nem apuração contábil é exigido, basta uma apuração de caixa com previsibilidade de gastos.

    Fico muito grato se puder me auxiliar

    Julio Cezar

    • Sr. Julio, desculpe a demora.
      Seu comentário estava perdido nos Spams.

      Flat cobra na taxa de condominio o salario dos fincionarios que são comuns.
      Alguns colaboradores, tais como depto de vendas, marketing são pagos pelo condominio e o pool repassa seus salarios.
      Existem administradoras que repassam pelo pool 50% do salario do gerente para o condominio .
      Seu predio fica em SP?
      Pode me passar qual é?
      Por favor envie essas respostas pelo email
      shirley@olivver.com.br
      Tel 11 3887-0721
      11 9 8804-7567

      Grata

  3. Prezados Senhores,
    Moro em um Flat com alguns moradores e a maioria das unidades pertence a um POLL HOTELEIRO.
    Os apartamentos que estão no poll possuem TV a cabo e os apartamentos dos moradores não tem, salvo se pagarmos por conta.
    Pergunto:que vantagens tem o morador de um flat a não ser os serviços de arrumadeira?
    Lavanderia, restaurante pagamos a parte também.
    Obrigada pelo retorno.
    Sonia

    • Sra Sonia, boa tarde.

      Isso é uma questão para os proprietários moradores conversarem com a administradora para incluir suas unidade no pacote de Tv a cabo e internet.

      Primeiro a Sra tem que ver se o pacote oferecido para as unidades do pool interessa a Sra, se interessar e outros moradores também quiserem vcs podem solicitar em grupo ao conselho do pool e a administradora.

      Normalmente esses pacotes de serviços são fechados e pagos pelo condomínio, sendo que o pool repassa os valores referente as unidades do sistema, nada mais justo do que outras unidades aderirem e incluir o valor no boleto de condomínio de cada unidade.

      A união faz a força, o ideal é que os moradores se reúnam e descubram o que o condomínio paga e o que o pool paga em termos de funcionários, de manutencista, gerencia, etc

      Com isso em mãos vocês podem fazer um novo regimento interno do predio e serviços onde exista uma equivalencia de serviços para o pool e moradores ou mesmo discutir que o pool arque com os custos dos serviços que tem a mais que os moradores.

      A Olivver tem muitos problemas na locação direta porque a maioria das administradoras não quer fazer nada nos aptos dos moradores, sendo que todos são condomínos e devem ter os mesmos deveres e direitos.

      Sou conselheira num prédio que aconteceu isso, os moradores reclamaram e puderam aderir ao pacote de Tv a cabo e internet pelo preço corporativo.

      Se a Sra precisar da minha ajuda ou mesmo de um advogado especialista em flats, estou a disposição.

      Shirley Sorvilo
      shirley@olivver.com.br
      fones 11 3887-0721 / 11 9 8804-7567

  4. Oliver, tenho um flat , fora do pool, e pago uma taxa condominial mensal, diferente das unidades dentro do pool. Recetemente tive um problema nos sistema de ar condicionado de minha unidade. E para minha surpresa tive de arcar com o conserto do equipamento, sendo que se trata de um sistema central de ar, onde o problema foi no equipamento que conecta minha unidade a esta central. Minha pergunta é se o custo desse conserto é de minha respnsabilidade ? Grato

    • Sr. Antonio, bom dia.

      O Sr. tem que verificar como é feita a classificação e a divisão das contas desse Predio entre o pool de locação e condomínio.

      Existem casos em que a manutenção do ar condicionado central é paga pelo condominio, nesse caso todas as Unidades do predio tem direito a manutenção dos seus aparelhos evaporadores.
      O Sr precisa ver o contrato com a empresa de manutenção como fica a questão de peças e se quando acontece um problema semelhante nos aptos do pool, o pool
      Arca com as despesas ou repassa para o condominio.

      Quanto a questão da sua Unidade pagar um condominio diferenciado, não é usual.
      O normal é que as despesas de condominio sejam as mesmas tanto para aptos do pool, quanto para os que estão fora do pool.
      Normalmente o rateio é feito pela fração das Unidades e está previsto na convenção de condomínio.

      O que normalmente ocorre, é que o pool contrata alguns serviços ou funcionarios extras e repassa esses custos para o condominio, pois o pool não pode registrar funcionarios.

      Exemplos :
      Van para transportar hospedes
      Funcionario de reservas de hospedagem
      Funcionario executivo de contas
      Parte do Salario do gerente
      Internet e Tv a cabo diferenciada para os hospedes

      Cordialmente,

      Shirley Sorvilo

Deixar uma resposta