Comprar flats para invistir no pool de locação

A decisão de realizar um investimento sempre exige bastante cautela. Todos os dias, perguntas como “investir em quê?”, “por quê?” e “é seguro?” perturbam o sono de muita gente, pois ninguém quer apostar as suas finanças em algo que, no mínimo, não lhe dê um bom retorno. Pensando nesta e em outras questões, especialistas de diferentes áreas apontam um grande número de vantagens para se investir em um flat para alugar, principalmente em um condo-hotel, e aqui você encontrará algumas delas.

comprar flats

Destinado apenas para investidores, o condo-hotel é uma alternativa diferenciada de flat que se tornou a grande tendência do mercado de investimento imobiliário atual.

A grande diferença entre o condo-hotel e os demais flats é que, no condo-hotel, 100% das unidades estão no “pool de locação” ou “pool hoteleiro”, ou seja, o investidor que adquire um apartamento em um condo-hotel participa de um sistema associativo em que cada unidade se destina exclusivamente à exploração hoteleira. Esse sistema é gerenciado por uma administração específica, e a própria configuração desse tipo de empreendimento não permite que o investidor utilize o apartamento como residência ou para locá-lo diretamente para um hóspede.

Em relação aos outros flats, nem todos os apartamentos se encontram no pool de locação. Além da possibilidade de colocar a unidade no pool, o proprietário também pode usá-la para a sua própria moradia ou para realizar uma locação direta, embora, neste caso, os benefícios do pool de locação sejam bem mais expressivos.

Para conhecer as vantagens que o investidor encontra em comprar uma unidade no pool de locação, confira as principais dúvidas no quadro abaixo e entre em contato com a Olivver para maiores esclarecimentos sobre compra de flats:

Principais Dúvidas

As vantagens do condo-hotel/flat no pool de locação

Como é na locação direta com contrato de hospedagem

 Como o investidor recebe a renda da locação? • O lucro líquido é creditado mensalmente na conta corrente do investidor.

*Vale destacar que o condo-hotel cobra por diárias ou “room nights” (moeda da hotelaria), e não por aluguéis mensais – o que proporciona maior rendimento financeiro (de acordo com especialistas, acima da média do mercado).

• O aluguel é pago mensalmente ao proprietário, de acordo com o que foi combinado no contrato de locação. Ele pode, por exemplo, receber o valor total do pacote (que inclui hospedagem, condomínio e IPTU) e se responsabilizar pela quitação mensal dessas contas.
 O que acontece quando o flat para alugar fica vago? • Mesmo quando o apartamento não é ocupado durante algum tempo, a renda mensal do investidor não é interrompida.

*Ocorre que a administradora apura as receitas com as vendas das diárias de todas as unidades que compõem o pool hoteleiro. Então, ela paga as despesas, cobra a taxa de administração do resultado e distribui o valor final entre os investidores, proporcionalmente à fração das suas unidades.

• O proprietário não apenas deixará de obter renda mensal pelo período em que o apartamento estará desocupado, mas ainda precisará arcar com a despesa mensal de condomínio, IPTU e energia elétrica.
 Como fica o cuidado com a mobília e a decoração? • No pool de locação/condo-hotel, existe uma padronização em relação aos móveis/utensílios e à decoração dos apartamentos, sendo que a manutenção deles está entre as funções da administradora hoteleira. Assim, se, por exemplo, houver um problema de funcionamento com o ar condicionado ou com o frigobar, não é o investidor quem será acionado para resolver esse problema.

• No caso da locação direta, recomenda-se que o proprietário elabore um check-list com todos os itens que existem dentro do apartamento e verifique o estado de conservação de cada um deles juntamente ao hóspede, tanto no momento da locação da unidade quanto na entrega do imóvel. Isto porque na hora da entrega da unidade podem ocorrer desentendimentos sobre os danos e/ou o desgaste natural dos itens.

• Além disso, se houver qualquer problema relacionado a uma mobília ou equipamento, o locatário entrará diretamente em contato com o dono do apartamento. E, fora a despesa com a substituição do item danificado, a disponibilidade de tempo do proprietário para atender rapidamente a esse tipo de solicitação pode gerar desgastes na sua relação com o hóspede.

Este artigo tem 7 commentários

  1. Boa tarde:
    Tenho uma dúvida. Por morar no exterior ao comprar um flat e colocá-lo no pool e depois quando retornar ao Brasil temporariamente posso solicitar para tirar do pool? E quando retornar para o exterior voltar para o pool?
    Obrigado pela atenção.
    Wilson

    • Sr. Wilson, bom dia.
      Desculpe pelo atraso na resposta, de forma alguma é politica da Olivver fazer isso, tivemos um problema com a antiga agencia digital.
      A unidade não pode ser retirada e colocada novamente no pool sempre que o proprietário desejar, isso pode causar conflito na operação.
      O que pode acontecer é o Sr. conseguir um desconto na hospedagem por ser proprietário e algumas administradoras menores podem dar uma licença para sua unidade, de 1 ou 2 meses, não é usual, mas já vi isso acontecer por problemas de saúde do proprietário.
      Nós dispomos de um depto de locação direta, que aluga flats por periodos a partir de um mês por preços mais em conta que o pool.
      Se quiser falar com uma consultora de vendas, por favor entre em contao com a Sra Sandra.
      sandra@olivver.com.br / fone 55 11 3887-0721

      Cordialmente,

      Shirley Sorvilo
      fone 55 11 3887-0721
      55 11 9 8804-7567

  2. Como vestir ou cprar um imóvel 

  3. Quero comprar um flat para alugar como devo fazer?

Deixar uma resposta