Apartamento Mobiliado x Flat: conheça as principais diferenças

Devido a exigências profissionais, acadêmicas, tratamento médicos ou outras razões, cada vez mais pessoas necessitam de mobilidade, buscando por imóveis onde possam morar por um determinado período com praticidade e segurança. Mas o que é melhor:alugar um apartamento mobiliado ou um flat? Este artigo esclarecerá as principais dúvidas que existem a esse respeito.

O apartamento mobiliado é um apartamento padrão que o proprietário disponibiliza para locação já incluindo toda a mobília e os objetos necessários à instalação do novo morador. O prédio pode ou não dispor áreas comuns e/ou de lazer, como quadras, piscina, etc. Quando o período contratado para a locação chega ao fim e o morador se muda desse apartamento, os móveis permanecem nele.

O flat é um edifício composto por apartamentos mobiliados (unidades que também são chamadas de “flats”) e que oferece serviços hoteleiros, mas sem os formalismos de um hotel. Trata-se de um empreendimento imobiliário com uma configuração mais acolhedora, no qual o usuário também pode ter convívio social e contar com diversos diferenciais, além de toda uma infraestrutura projetada para lhe proporcionar bem-estar e conforto.

Qual a diferença entre flat e apartamento

Para quem está buscando praticidade e não quer perder tempo com a própria mudança ou com a aquisição de novos móveis, instalação e decoração, tanto o apartamento mobiliado quanto o flat de longa permanência são ótimas opções para locação. Em ambos os casos, o interessado precisará levar somente os seus bens pessoais para o imóvel.

À parte essa semelhança entre o apartamento mobiliado e o flat, existem diferenças entre eles que devem ser consideradas. Conforme veremos a seguir, além de facilidade e comodidade, o flat oferece outras vantagens que os apartamentos mobiliados não possuem.

Nos apartamentos mobiliados, a conservação dos móveis tem gerado muitos conflitos

Os cuidados com a vistoria dos móveis de um apartamento mobiliado precisam ser maiores e bem mais criteriosos do que a vistoria dos móveis de um flat. Para isso, o proprietário do apartamento deve apresentar uma lista com todos os objetos que estão sendo colocados à disposição do novo morador, e este deverá verificar e manter o estado de conservação de todos esses objetos.

Ainda assim, na hora de sair do apartamento mobiliado, o estado de conservação da mobília é algo que gera muitos conflitos entre proprietários e inquilinos.

No caso dos flats, a realização da vistoria é um procedimento simples e rápido. Via de regra, principalmente no pool de locação, os móveis e a decoração são padronizados em todos os apartamentos, e a locação é feita entre o interessado e a administração do flat.


Oferta de Flats x Oferta de Apartamentos Mobiliados

Sem dúvida, é muito mais fácil encontrar um flat para locação do que um apartamento mobiliado. Outra informação relevante é que muitos dos chamados “apartamentos mobiliados” disponíveis contêm somente armários embutidos.


Qual deles tem o melhor custo-benefício?

Comparado a um apartamento padrão vazio, o valor do apartamento mobiliado é mais caro, pois o uso da mobília é incluído no preço do aluguel cobrado pelo proprietário do imóvel. Além disso, há a cobrança do condomínio, no qual geralmente constam as despesas com os funcionários do prédio e com a manutenção dos espaços comuns, áreas de lazer (quando houver), etc.

Em relação ao flat, é cobrado o valor do pacote que inclui hospedagem, taxa de condomínio e IPTU, com a diferença de que, na maioria deles, a taxa de condomínio já inclui o uso de uma série de serviços. Exemplos desses serviços são arrumação/limpeza da unidade, recepção social 24 horas, internet, TV a cabo, manutenção, segurança e estacionamento com manobrista, sendo que muitos flats também contam com área de lazer e fitness.

Além disso, os flats possuem restaurantes e room service, que são cobrados à parte, conforme o uso ou a solicitação do usuário.

Por fim, mais uma vantagem que também deve ser destacada é a localização desses edifícios, frequentemente situados em pontos estratégicos da cidade, de onde se tem fácil acesso às principais avenidas, grandes centros comerciais, aeroportos, etc.

Compare listings

Comparar
Pesquisa
Preço De Até