Aluguel de flats e Pool de locação: o que é cada um e quais as suas vantagens

Você já ouviu falar em aluguel de flats e pool de locação?

Concebidos como residenciais com serviços hoteleiros, os primeiros flats no Brasil (também chamados de “apart-hotel”, de acordo com a região) surgiram entre o final da década de 70 e início dos anos 80.

Inicialmente, as unidades desse tipo de imóvel contavam com aproximadamente 45 m² de área útil, sendo projetadas para atender àqueles que moravam sozinhos ou, até mesmo, para casais que necessitavam de total praticidade no dia a dia.

Nessa mesma época, havia uma grande carência de hotéis no mercado, e o setor viu na oferta de flats uma grande oportunidade.

Para os proprietários que adquiriram as suas unidades nesses edifícios, mas não pretendiam residir nos próprios imóveis, a possibilidade de contar com a administração do hotel também proporcionava muitas vantagens. Afinal, todos os trâmites da negociação com o futuro hóspede do flat ficariam a cargo da administradora/rede hoteleira, também responsável por zelar da manutenção dessas unidades.

Assim teve início o pool de locação: a partir do contrato entre cada uma das partes, a administradora/rede hoteleira é responsável pelo aluguel de flats e também cuida da unidade que cada um dos proprietários/investidores adquiriu. Em outras palavras para definir o que são flats e pool de locação: os proprietários de cada unidade do flat se associam para destinar os seus apartamentos à exploração hoteleira, na qual todos receberão o mesmo tipo de decoração, mobília e equipamentos de mesmo padrão.

“Estou pensando em investir na unidade de um flat. Quais as vantagens do pool de locação?”

Para você que está pensando em se tornar um proprietário/investidor de uma unidade em flat seguindo o modelo de pool de locação, veja algumas das principais vantagens:

• Em vez de mensalidade, a cobrança é diária!

Uma das grandes vantagens do pool de locação é que a administradora/rede hoteleira cobra por diárias ou “room nights” (moeda da hotelaria), e não por aluguéis mensais, prática mais comum nos contratos de locação direta (feitos diretamente com o proprietário). Em outras palavras, isto significa que o seu rendimento financeiro será maior, além de constante;

A sua unidade no flat ficou vaga durante um período? O seu rendimento mensal permanece!

Funciona assim: mensalmente, a administradora/rede hoteleira apura as receitas com as vendas das diárias/“room nights” de todas as unidades que compõem o pool hoteleiro do flat, paga as despesas (como é o caso do serviço hoteleiro, já incluso no condomínio, dos custos com água, luz, IPTU, etc.), cobra a taxa de administração do resultado e distribui proporcionalmente o valor final entre os investidores. Assim, é como se você fosse um tipo de “quotista”. Não importa se a sua unidade foi ocupada durante os 30 dias desse período ou em apenas uma parte dele: a sua renda estará garantida;

Todo o atendimento ao hóspede será feito pela administradora

Com o pool de locação, você não terá incômodo algum em relação ao cumprimento do contrato com o hóspede que está ocupando a sua unidade no flat. Na prática, isto significa que qualquer coisa de que o hóspede venha a precisar será solicitada diretamente ao hotel, sem que você tenha de preocupar com isso.

Para mais informações sobre esse tema, entre em contato com a Olivver, uma consultoria de imóveis especializada em venda e aluguel  de flats que poderá lhe explicar o passo a passo da realização de uma compra, venda ou locação desse tipo de imóvel, sempre atenta às tendências e às melhores práticas do mercado, te dando um maior auxílio na hora de escolher flats e pool de locação. Leia mais em Apart-Hotel – vantagens deste tipo de investimento

Este artigo tem 14 commentários

  1. Boa noite.

    É possível que um proprietário de um flat no pool tenha prejuízo?

    • Bom dia.
      Desculpe o Sr. ter ficado sem resposta.
      A OLivver assumiu essa tarefa a partir de agora, pois a nossa agencia digital anterior deixou algumas solicitações sem resposta e não é nossa politica de atendimento.
      O proprietário do pool pode ter que pagar os prejuízos acumulados se a sociedade apresentar prejuizo, isso só acontece se a administradora for muito ruim, se o pool ficar muito pequeno ex: 30/40 unidades, ou se houver uma recessào profunda na economia e também se houver super oferta na região combinado com os fatores que citei.
      Na época do Collor, poucos flats apresentaram prejuizo e os proprietarios tiveram que pagar uma ou duas taxas de condominio durante o ano, o que não foi muito pois muitos imoveis ficaram desocupados por 2/3 anos.
      Se o Sr. souber comprar, escolher bem a região, localização e administradora, dificilmente terá prejuízo.
      A Olivver tem 25 anos de mercado e somos especialistas nesse assunto.

      grata

      Shirley Sorvilo

      shirley@olivver.com.br
      fones 55 11 3887-0721 coml / 11 9 8804-7567 cel

  2. Boa Tarde!
    Preciso conversar com um ou mais  clientes,  que compraram apartamento residencial e tinha opção de POOL de locação.
    É possível?

    Att.

    Léia

    • Bom dia,
      Desculpe ter ficado sem resposta. A Olivver assumiu essa parte que estava com a agencia digital, que deixou algumas solicitações sem resposta.

      Se a Sra tiver qualquer duvida ou quiser saber mais sobre flat, pode falar comigo ou com a consultora Sandra.

      sandra@olivver.com.br fone 11 3887-0721

      meu email shirley@olivver.com.br
      11 3887-0721 / 11 9 8804-7567

      Atenciosamente,

      Shirley Sorvilo

  3. SÓ UMA DÚVIDA. SE COMPRO UM CONDO/FLAT, TENHO ALGUMA VANTAGEM SE QUISER ME HOSPEDADAR NELE POR UM PERÍODO?

    • Bom dia,
      Desculpe o Sr. Ter ficado sem resposta, a agencia digital que nos atendia não respondeu seu comentário.
      A Olivver assumiu essa questão, pois não é nossa politica deixar de responder as solicitações.
      Cada administradora tem uma politica diferente, a maioria delas dá um desconto de 20% vinte por cento ou cobra o valor da tarifa corporativa dos proprietários.
      Tem administradora que também oferece uma cortesia para o proprietario poder avaliar os serviços do flat ou condo-hotel.
      Cordialmente

      Shirley Sorvilo
      fone 55 11 3887-0721
      shirley@olivver.com.br

  4. Boa Noite. Gostaria mais de informacoes sobre investimentos em flats hoteleiros. Sobre os contratos, impostos, o investimento, valores venais, valores locacao, se posso tambem locar sem ser pelo hotel, caso eu posso ficar um periodo so para mim, se caso nao queira mais o flat se o hotel compra ou vendo para outra pessoa. Onde voces tem os flats, condicoes pgto. Obrigado

    • Bom dia,
      Desculpe a demora, mas a agencia digital não nos repassou as solicitações dos clientes.
      Enviei seu email para a consultora Sandra.
      ela entrara em contato

      Atenciosamnete,
      Shirley Sorvilo

  5. Raphael Guerra Teixeira
    quarta-feira 6 janeiro 2016, 8:50 pm

    Poderiam me incluir no mailing de vendas de vocês?

    Tenho interesse em flats no pool e fora do pool.

  6. Quando compramos um flat e ele está no sistema pool e o novo proprietário não quer deixar ele no sistema pool. Pode recebe  no ato da compra? Preciso muito dessas informações. Obrigada!

    respondi 09/03/16

    • Bom dia, a Sandra irá responder sua solicitação.
      Se quiser falar ligue no 11 3887-0721
      Ou ateavés do e-mail
      sandra@olivver.com.br

    • Bom dia,

      Depende qual flat, existem prédios que tem restrições para sair do pool e nos chamados condo-hoteis é obrigatório que 100% das unidades estejam no pool de locação.

      Na maioria dos flats existe pool e moradores, é fácil tirar do pool, os contratos preveem um prazo de no máximo 03 meses para retirar do pool e muitos liberam em 1 ou 2 meses.
      A regra que a maioria das administradoras utiliza, é que a unidade saia do pool no dia 01 do mês, isso para facilitar o pagto de renda até a saída e para que o condominio e iptu seja repassado integral ao proprietario.

      Para a Sra saber se um prédio deve ser considerado Flat ou condo-hotel, se existir uma unidade fora do pool é considerado Flat, embora a administradora e a recepção falem que o predio é Hotel.
      Tudo é mútavel, mesmo o condo-hotel , se os proprietarios decidirem em assembleia e com Korum suficiente, e a convenção de condomínio permitir, pode ser mudado o uso, ou a destinação do predio e as unidades poderào ser retiradas do pool de locação.

      Caso queira entrar em contato por email
      shirley@olivver.com.br

      tel 11 3887-0721
      11 9 8804-7567

      Cordialmente,

      Shirley Sorvilo

    • Bom dia,
      Pode retirar do sistema pool se a administradora e as normas do prédio permitirem.
      Se for um flat, normalmente é permitido, mas existem clausulas no contrato que a administradora pode liberar a unidade em até 90 dias após a solicitação de retirada.
      Normalmente as liberações são feitas no dia 01 de cada mês, para evitar conflitos de rendas e dos pagtos de condomínio e iptu.
      Em nossas negociações pedimos a retirada no sinal se o proprietario concordar ou assim que a escritura é feita e negociamos com a administradora o prazo de retirada do pool, o cliente não tem que se desgastar com esse tipo de detalhe.
      Mais informações por favor entre em contato por email ou nossos telefones.

      Atenciosamente,

      Shirley Sorvilo
      shirley@olivver.com.br
      fone 55 11 3887-0721

Deixar uma resposta